Os Recursos Humanos assumem um papel essencial no quotidiano de qualquer empresa. Cumprindo às empresas, a responsabilidade de assegurar a Saúde e Segurança no Trabalho em todos os postos de trabalho, identificando e avaliando os riscos associados às diferentes tarefas. Imputando ao empregador o dever de tomar todas as medidas para proteger eficazmente os trabalhadores.
A avaliação do risco é o processo de identificar o risco para aa segurança e a saúde dos trabalhadores no trabalho, decorrente das circunstâncias em que o perigo ocorre no local de trabalho. Compreende, ainda, a análise metódica e pormenorizada dos postos de trabalho com a finalidade de identificar os perigos e avaliar os riscos a que o trabalhador está exposto e consequente elaboração do Plano de Prevenção com a identificação das medidas/ações a implementar que possibilitam a eliminação ou diminuição do risco bem como as medidas de prevenção dos trabalhadores.
A avaliação de riscos procede, assim, duma análise detalhada do que, em cada tarefa, pode causar danos para os trabalhadores, por forma a determinar se foram assimiladas as medidas de prevenção necessárias ou é necessária uma ação mais estruturada para a prevenção de riscos.
Risco profissional é a possibilidade de um trabalhador sofrer um determinado dano provocado pelo trabalho. A sua qualificação dependerá do efeito conjugado da probabilidade de ocorrência e da sua gravidade. Existem riscos físicos (ruído, vibrações, temperatura, humidade, radiações, iluminação), químicos (poeiras, gases, vapores, colorantes, solventes voláteis, pesticidas) biológicos (bactérias, fungos, parasitas e bacilos), e muitos outros que são analisados de acordo com a atividade exercida pelo trabalhador.
Neste contexto, a prevenção de riscos profissionais constitui o conjunto de medidas adotadas ou previstas na conceção e em todas as fases da atividade da empresa, visando eliminar ou reduzir os riscos emergentes do trabalho.
A prevenção agrega o conjunto de meios técnicos e organizacionais suscetíveis de eliminar ou reduzir o risco para todos os trabalhadores. Sendo possível distinguir três níveis de prevenção:
- primária: de modo a criar medidas de eliminação do risco;
- secundária: para designar as medidas de redução de risco;
- terciária: de modo a assinalar as medidas ao nível da saúde do trabalho, ou, ainda, como referência à reparação de acidentes de trabalho ou doenças profissionais. Não estamos neste caso, perante um conceito exato de prevenção, sendo preferível utilizar expressões associadas à vigilância médica, ou à reabilitação.
Em suma, a gestão dos riscos na empresa inicia-se com a identificação dos perigos e dos riscos associados às diferentes tarefas. Na GP médicos, efetuamos as avaliações de risco na sua empresa, entre em contacto connosco.