Atualmente, os equipamentos dotados de visor estão omnipresentes em diferentes postos de trabalho, e podem estar associados a perturbações músculo-esqueléticas, especialmente se os fatores ergonómicos não forem devidamente resolvidos.
Como tal, é estritamente necessário garantir as condições adequadas nos postos de trabalho, através do desenho adequado dos mesmos, e da manutenção de posturas adequadas de trabalho, de forma a evitar o desenvolvimento de consequências nefastas para a saúde dos trabalhadores, nomeadamente problemas visuais (Fadiga ocular), Fadiga física, Transtornos posturais, Fadiga mental ou psicológica, lesões por esforços repetitivos relacionadas com o trabalho, problemas de circulação.
Recomendações para uma postura adequada:
O topo do monitor deverá encontrar-se ao nível dos olhos e a uma distância de 45 cm a 75 cm (usar o braço do trabalhador como referência);
Manter a cabeça e pescoço alinhados com a coluna;
Manter o antebraço, punho e mãos em linha reta (posição neutra do punho) em relação ao teclado;
Manter a região lombar apoiada no encosto da cadeira;
Manter um espaço entre a dobra do joelho e a extremidade final da cadeira;
Manter os pés apoiados no chão (se necessário, usar um descanso para os pés).
Deseja uma avaliação do seu posto de trabalho e aconselhamento específico. Pode agendar com a GPMédicos uma avaliação ergonómica ou uma sensibilização sobre os riscos ergonómicos em escritórios.