uber-ss.jpg

Testes Psicotécnicos

TVDE, UBER, Grupo 2...

 
 

Teste Psicoténico para condutores TVDE, Taxi, Pesados, ADR, Instrutores...

Preço Teste Psicotécnico: 40 € (preço exclusivo para agendamento no site)

Preço Teste Psicoténico + Atestado Médico: 70€ (preço exclusivo para agendamento no site)

O Relatório é Emitido na Hora de Imediato!

O que são Testes psicoténicos para condutores?

Os testes psicotécnicos são usados para avaliar as aptidões psicológicas de condutores de TVDE, Grupo 2, Taxi, ADR, Instrutores, Ambulância, Transporte de Crianças, etc. Consistem em instrumentos construídos para avaliar dimensões psicológicas e técnicas. Este tipo de exames consiste num conjunto de exercícios e tarefas que permite identificar características-chave das pessoas. 

A Clínica GPMédicos Porto, dipõe de um serviço de avalição psicológica (testes psicotécnicos) para obtenção e revalidação da carta de condução. Na nossa clinica realizamos ainda o atestado médico para a carta, forncendo assim uma opção de tudo incluido ao utente se assim pretender. 

Segundo o novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (RHLC), os psicólogos no exercício da sua profissão realizam as avaliações da aptidão psicológica indicadas no n.º 2 do artigo 25.º, nos seguintes casos:

 

 

a) De candidatos a condutor e condutores do Grupo 2, em que a avaliação psicológica é obrigatória;

b) De candidatos a condutor e condutores do Grupo 1, cuja avaliação psicológica tenha sido recomendada na avaliação médica.

Com a entrada em vigor do novo deste novo regulamento no dia 2 de novembro de 2012, a avaliação psicológica dos condutores do Grupo 2 é exigível nas revalidações aos 50 anos de idade, independentemente da data de obtenção do título de condução.

A quem se destina?

Assim, a realização dos testes psicotécnicos abrange os seguintes condutores pertencentes ao grupo 1 e grupo 2:

  • Motoristas de passageiros;

  • Transporte de crianças;

  • Taxistas;

  • Motoristas de transportes coletivos;

  • Instrutores e examinadores de condução;

  • Candidatos à condução de veículos pertencentes ao grupo 2;

  • Pesados de mercadorias (veículos com reboque e articulados);

  • Condutores de veículos prioritários (ex. ambulâncias, carros de combate a incêndios, carros de transporte de doentes);

  • ADR – Motoristas de transporte de matérias perigosas;

  • Troca do título de condução estrangeiro.

Em que consite o Procedimento de Avaliação?

O exame psicológico destina-se a avaliar as áreas percetivo-cognitiva, psicomotora e psicossocial, relevantes para o exercício da condução ou suscetíveis de influenciar o seu desempenho, de acordo com o estabelecido no anexo VI do RHLC.

São considerados Inaptos na avaliação psicológica os candidatos a condutor ou condutores que não atinjam as condições mínimas fixadas no Anexo VI, Secção III, do RHLC, de acordo com os seguintes critérios: 

  • Áreas Percetivo-cognitiva e Psicomotora;

  • Área Psicossocial.

Durante a avaliação, o psicólogo preenche o Relatório de Avaliação Psicológica, aprovado para o efeito por despacho do Presidente do Conselho Diretivo do IMT e do Diretor-Geral da Saúde, e disponibiliza nos sites das respetivas instituições.

No final da avaliação, o psicólogo emite o Certificado de Avaliação Psicológica, aprovado para o efeito por despacho do Presidente do Conselho Diretivo do IMT e do Diretor-Geral da Saúde, e disponibiliza nos sites das respetivas instituições com a menção de Apto ou Inapto.