top of page

E se a Inteligência Artificial a ajudasse a ficar mais bonita?

A Inteligência Artificial (IA) está por todo o lado! Cresce em cada dia em todas as áreas e vai marcar a próxima década como a grande inovação das nossas vidas! Isto é um pouco assustador, mas ao mesmo tempo fascinante! A IA já existe e começa a ser aplicada às áreas médicas em diferentes contextos. A área da beleza e bem estar não é exceção. A IA pode analisar fotos do rosto de um paciente para identificar características como proporções ideais do rosto, rugas, manchas, linhas de expressão, permite ainda avaliar o tipo de pele, a hidratação, a oleosidade, o brilho, a luminosidade e sugerir tratamentos, aconselhar medidas preventivas ou corretivas que a poderão ajudar a melhorar a saúde da sua pele e a estética do seu rosto.

Essa análise pode ser usada para recomendar produtos específicos para cada tipo de pele e para criar planos de tratamento personalizados e até para acompanhar o resultado de tratamentos com avaliações antes e depois.

O Face Skin Analyzer é actualmente uma ferramenta indispensável para que os profissionais de saúde possam conhecer de forma pormenorizada e individualizada as características e condições da pele das suas pacientes personalizando os planos de tratamento e recomendando os produtos adequados para tratamento quer em contexto clínico, quer em ambulatório, no dia a dia de cada paciente.


Este sistema abrangente de análise de pele permite a realização de imagens faciais consistentes e de elevada qualidade, fornecendo informações essenciais sobre a pele, potenciando a avaliação do exame objetivo por profissionais de saúde e melhorando a qualidade dos diagnósticos e dos planos de tratamentos. O Face Skin Analyzer tem a capacidade de diagnosticar com precisão diversas condições da pele, sugerir e acompanhar as melhorias dos tratamentos na pele ao longo do plano sugerido a cada paciente. A IA é uma ferramenta que revela enorme utilidade, devendo contudo ser acompanhada por profissionais experientes que possam verificar e corrigir alguns desvios que não se apliquem a cada paciente individualmente. Assim, além de uma história clínica completa, com avaliação do estilo de vida, da análise profissional pelo método observacional habitual, a consulta de estética e medicina estética poderá incluir também uma analise por IA, com uma análise fotográfica do rosto e da pele, cujos resultados permitem formular planos de cuidados da pele mais precisos e eficazes.


Através do uso de IA o Face Skin Analyzer usa algoritmos que permitem comparar os resultados de cada paciente com bases de dados da pele e propocionalidade o rosto, incluido olhos, sobrancelhas, nariz, boca e zona mentoniana, permitindo gerar uma avaliação da pele de cada paciente em relação com outras pessoas da mesma idade e subtipo, fornecendo aos pacientes e profissionais de saúde um profundo conhecimento e compreensão da sua pele. Esta análise tão pormenorizada permite aumentar o envolvimento dos pacientes com as propostas de tratamento e cuidados da pele e disponibilizar uma informação cientifica e rigorosa necessária para cuidarem do seu rosto.



O aparelho realiza 8 fotos com luzes diferentes: Luz branca, PPL (Positive Polarized Light), XPL (x Polarized Light), Luz Ultravioleta, Luz Azul, Luz Castanha, Luz Vermelha., permitindo a determinação do grau de hidratação da pele , realizando a análise superficial  da pele (rugas, coloração, nível sebáceo, quantidade de poros, presença de acne, manchas, pontos negros e tipo de olheira) e a análise profunda da  pele (sensibilidade á luz polarizada, acne UV, manchas UV, pigmentação, qualidade das fibras de colagénio).


A vantagem da luz polarizada é que ela consegue penetrar na pele até uma profundidade de 5 cm, atingindo tecidos mais profundos.

A  luz ultravioleta especial para scanear a camada subdérmica da pele em busca de áreas concentradas de melanina. As manchas UV não podem ser detectadas a olho nu. Textura da pele em imagem espectral PL: exibe a textura atual da pele, prevê o padrão futuro e a condição das rugas. A luz fluorescente azul que é uma ferramenta muito útil e frequentemente utilizada para avaliação de diversos diagnósticos, tais como:  Lesões pigmentadas, eritrasma, acne e danos solares. Sob a lâmpada de Wood, a pele normal ficará ligeiramente azulada, as manchas mais brancas são a pele espessada, o amarelo é a pele oleosa e o roxo é a pele desidratada. As lesões pigmentadas ficarão mais escuras.


O equipamento tira uma foto da sua pele e analisa a profundidade das rugas e linhas, mede a profundidade dos poros e avalia a quantidade de danos causados ​​​​pelo sol à sua pele. Finalmente esta tecnologia permite mostrar como ficará sua pele daqui a alguns anos (processo que será acelerado se seus cuidados com a pele e estilo de vida não forem ao encontro das recomendações fornecidas). Este efeito é tão fortemente percecionado pelos pacientes que resulta num reforço claro para o desenvolvimento de cuidados que deverão proteger o envelhecimento precoce e prolongar a saúde da pele com um efeito antiaging que todos procuram.


Informação do Relatório gerado pelo Face Skin Analyzer

O sistema de IA do Face Skin Analyzer permite gerar um relatório completo que é fornecido ao nosso utente, incluído recomendações específicas para melhorar a qualidade da sua pele.


Dividimos este relatório em 3 partes:

1) Avaliação Geral com dados sobre a imagem individual que incluem informações relativamente ao Nível de Hidratação (ideal entre 38 e 42%), Aparência Geral (com escala de 0 a 100), Forma do Rosto, Tipo de Sobrancelha, Tipo de Boca (lábios) e Regras de Proporcionalidade do Rosto (regra dos 3/3 e regra dos 5/5).

Também é apresentada uma classificação sumária dos principais problemas superficiais da pele como (rugas, coloração, sebo/gordura, poros, acne, manchas, pontos negros na pele, olheiras sob os olhos) e uma descrição sumária dos problemas ou características avaliadas a um nível mais profundo (uniformidade da pele, acne profundo, manchas profundas, pigmentação, fibras de colagénio).

Finalmente são apresentadas informações gerais sobre o estado da pele e alguns conselhos práticos e/ou produtos e tratamentos recomendados.



2) Avaliação Superficial permite detalhar em pormenor o nível de cada problema relacionado com rugas, coloração, sebo/gordura, poros, acne, manchas, pontos negros na pele, olheiras sob os olhos, apresentando uma recomendação ou plano que visa melhorar estas situações individualmente.



3) Avaliação Profunda permite detalhar em pormenor o nível de cada problema relacionado com uniformidade da pele, acne profundo, manchas profundas, pigmentação, fibras de colagénio, apresentando uma recomendação ou plano que visa melhorar estas situações individualmente.


A IA quando bem aplicada, num processo de melhoria permanente dos cuidados a prestar aos nossos utentes, será, cada vez mais, uma ferramenta de enorme utilidade para profissionais de saúde e utentes. Cada vez restam menos dúvidas que a IA vai ajudá-la a ficar mais bonita!


Atualmente o sistema Face Skin Analyzer está disponível de forma gratuita para quem desejar agendar uma sessão e receber um aconselhamento por Inteligência Artificial, contando com um report científico detalhado, que poderá ser complementado com aconselhamento técnico especializado das nossas terapeutas e/ou equipa médica de medicina estética sempre que os nossos utentes desejarem.



37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
Post: Blog2_Post
bottom of page