top of page

Radiofrequência e Cavitação: Vale a pena?

Updated: Mar 9, 2023

Radiofrequencia: A radiofrequência (RF) é usada desde 2001 no combate à flacidez, rugas, celulite e na eliminação da gordura localizada permitindo combater os sinais de envelhecimento provocados pela exposição solar e pelo avançar da idade .


A Radiofrequência usa a alta frequência, para modelar o corpo e eliminar as gorduras localizadas em regiões corporais onde habitualmente a gordura se acumula, como por exemplo no abdómen, flancos, nádegas e coxas.

No zona do rosto, a RF é utilizada com sucesso na diminuição de rugas, no aumento da firmeza da pele e perfilamento das formas faciais.

O colágénio é a proteina mais comum do corpo e a grande responsável pela firmeza da pele. Tende a diminuir em quantidade e qualidade a partir dos 35-40 anos.

A RF é um procedimento que usa a energia de ondas eletromagnéticas para aumentar a temperatura de camadas mais profundas da pele e com isto estimular a produção de colagénio. Estudos evidenciam que aumentos da temperatura pelos 46 graus mantidos por cerca de 3 minutos, permite a libertação de proteínas que permitem a produção de novas particulas de colagénio.


Os tratamentos com radiofrequência não são aconselhados a pessoas que tenham os seguintes problemas: cancro nos últimos 5 anos; pacemaker; doentes com doenças hepáticas; grávidas ou em período de amamentação.


Cavitação: A cavitação ultrasónica, também conhecida por lipoaspiração não invasiva, não é de todo um tratamento estético doloroso, usa ondas de radio e de ultrason de baixa frequência que, sendo aplicadas na pele atingem as camadas mais profundas causando uma vibração que faz com que as celulas de gordura se separem umas das outras e ao final de alguns dias sejam absorvidas pelo sistema intersticial e linfático e sejam eliminadas dos organismo como resíduos.

É importante saber que neste método, o seu colesterol deve estar dentro dos parâmetros desejados, pois não é aconselhado para quem tem colesterol elevado.



Habitualmente os resultados começam a observar-se ao final de alguns dias, sendo frequente que sejam necessárias várias sessões.

Deverão ser evitadas as bebidas alcoolicas nas 48 horas anteriores ao procedimento e os pacientes devem beber pelo menos 2l/água por dia após a realização da sua sessão de cavitação ultrasonica.

Os resultados, desde que se respeite uma alimentação cuidada e pobre em gorduras e se realize de forma regular exercicio físico, são duráveis.

A Cavitação é recomendada para pessoas com volume corporal evidente. Geralmente este tratamento é feito na zona do abdómen, e coxas, onde o volume corporal é maior.


Vácuoterapia: A vacuoterapia é um tratamento estético que consiste em deslizar um equipamento sobre a pele que realiza uma sucção capaz de promover o descolamento da pele do músculo, o que ajuda a melhorara a circulação sanguínea e linfática, combatendo de forma mais eficaz as celulites, a gordura localizada e a flacidez, além de ajudar no tratamento de contraturas musculares. O tratamento resulta na quebra das fibroses que ficam no tecido adiposo, melhorando a circulação sanguínea e linfática, aumento da oxigenação e a libertação de toxinas, promovendo a nutrição ads células e garantindo um efeito tonificante e reafirmante. Alguns dos benefícios desta técnica consistem em: reduzir ou remover contraturas musculares no pescoço, nas costas, braços ou pernas; promover a redução da celulite no abdómen, flancos, nádegas e coxas; eliminar o excesso de líquido na região abdominal, pernas e tornozelos; contribuir para a eliminação de toxinas e estimular e auxiliar o sistema linfático; melhorar a resposta da pele a aplicação de cremes como hidratantes e anti-rugas; estimular a produção de colágeno e elastina..


O serviço BodyShape Tripla Ação inclui os dois tratamentos: Radiofrequência e Cavitação e ainda Vácuoterapia. A conjugação das duas técnicas RF+Cavitação permite a maximização dos efeitos de cada uma delas, o que significa melhores resultados na diminuição da gordura quer facial quer, corporal, aliada a uma melhoria da flacidez e resposta na produção de colagénio. Este tratamento pode ainda ser complementado com Vácuoterapia para potenciar os resultados.

É importante salientar que tanto num tratamento de cavitação ou radiofrequência, a utilização da aparatologia pode não ser suficiente, sendo recomendado fazer uma massagem de drenagem linfática ou modeladora, ou uma sessão de Pressoterapia para que haja um encaminhamento dos adipócitos que ficam no espaço intersticial, de forma a serem recolhidos pelo sistema linfático e levados para o sistema vascular, onde serão encaminhados para o fígado para serem metabolizados.




2,283 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page