top of page

Drenagem Linfática Manual - Quando e para quê?

A drenagem linfática manual (DLM) é um tipo de massagem corporal que usando movimentos de compressão e descompressão , tem como objectivo ajudar o organismo a drenar a linfa dos tecidos para os gânglios linfático.



São várias as situações clinicas que beneficiam de uma DLM: combater o inchaço, eliminar toxinas, combater a celulite, favorecer a cicatrização e melhorar a circulação sanguínea. A drenagem linfática isoladamente não emagrece porém porque ajuda na eliminação de excesso de líquidos e toxinas é uma excelente coadjuvante no tratamento da celulite, edema, gordura localizada e recuperação pós cirurgica. Este tipo de massagem deve ser sempre realizado no sentido dos gânglios linfáticos, localizados em maior número na região cervical, axilar, abdominal, inguinal, popliteia. O ideal na drenagem linfática manual é que se realize uma drenagem de todo o corpo, por sectores podendo ser utilizadas vários tipos de manobras. A eficácia da DLM depende muito da técnica e dos conhecimentos da terapêuta que a aplica, razão pela qual é fundamental que recorra a uma terapeuta experiente e com formação.

Existem algumas contra-indicações à DLM muito específicas como situações oncológicas, insuficiência cardíaca, asma, coagulopatias etc.




132 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page