Muitos de nós não conhecem a sinalização de segurança no trabalho e por esse motivo recomendamos a leitura destes post que permite elucidar sobre alguns aspetos de segurança e prevenir eventos de sinistralidade.
Sinalização de segurança
A sinalização dos locais e áreas de trabalho como fator na prevenção e proteção contra incêndios, acidentes de trabalho e doenças profissionais. De acordo com a legislação em vigor, Portaria n.º 1456-A/95, 11 de Dezembro, a sinalização com pictogramas deve ter as seguintes caracteristicas: - Possibilitar uma interpretação única; - Dar a conhecer o risco com antecipação; - Informar sobre uma ação específica; - Chamar a atenção dos trabalhadores.
Características gerais dos sinais
As placas de sinalização devem ser de materiais que ofereçam a maior resistência possível a choques, intempéries e agressões do meio ambiente, sendo que, em casos de iluminação deficiente devem usar-se cores fotoluminescentes, materiais refletores ou iluminação artificial na sinalização de segurança a cor principal da placa deve cobrir pelo menos 50%, salvo os sinais de proibição que têm uma percentagem de 35% de vermelho. A Sinalização de Segurança deve ser de tamanho suficiente, de forma a que qualquer pessoa a possa ver e ler a 26m de distância.
Exemplo de Sinalização de Obstáculos Todos os obstáculos ou locais perigosos que tenham potencial para causar acidente devem estar convenientemente sinalizados por dispositivos adequados por intermédio de faixas de cor vermelho e branco ou amarelo e preto, alternadas com superfícies sensivelmente iguais e uma inclinação de cerca de 45º
Exemplo de Sinalização de Aviso
Os Sinais de Aviso devem ter a forma triangular com o pictograma negro sobre fundo amarelo e margem negra. Os rótulos de substâncias e/ou produtos que possam constituir perigo devem estar identificados, alertando para caracteristicas destes.
Exemplo de Sinalização de Produtos Químicos
Os novos sinais dos produtos químicos devem ter forma de losango com pictograma negro sobre o fundo branco, e margem vermelha. (Regulamento (CE) n.º 1272/2008)
Exemplo de Sinalização de Proibição
Os Sinais de Proibição têm a forma circular com o pictograma negro sobre o fundo branco, margem e faixa vermelhas (diagonal descendente da esquerda para a direita, ao longo do pictograma, a 45º em relação à horizontal e a cor vermelho deve cobrir pelo menos 35% da superfície da placa).
Exemplos de Sinalização de salvamento e socorro
Os sinais relativos a evacuação em caso de emergência ou primeiros socorros devem ter forma retangular ou quadrada com pictograma branco sobre fundo verde.
Exemplos de Sinalização de Obrigação
Os Sinais de Obrigação devem ter a forma circular com pictograma branco sobre fundo azul (a cor azul deve cobrir pelo menos 50% da superfície da placa).
Exemplos de Sinalização de Combate a Incêndio
Os sinais relativos ao material de combate a incêndios devem ter forma retangular ou quadrada com pictograma branco sobre fundo vermelho.