top of page

Fios PDO... curiosidades e esclarecimentos!



O que são os fios PDO, para que servem e o que esperar?

Os fios de polidioxanona (PDO) são na realidade fios de sutura de poliéster biodegradável.

O material tem sido usado em procedimentos médicos há muitas décadas e é conhecido por ser seguro, absorvível e hipoalergênico.

Num procedimento com fios PDO estes são colocados na pele em locais anatómicos  devidamente definidos pelo médico com o objectivo de proporcionar de forma imediata levantamento, suporte e definição das linhas do rosto.

Uma vez inseridos, os fios têm também a função de estimular a produção de novo colagénio combatendo a flacidez,  rejuvenescendo o rosto e produzindo resultados seguros e duradouros.

Existem atualmente vários tipos de fios que pela sua configuração e forma de colocação têm objectivos de tratamento específicos.


Os fios PDO podem essencialmente ser divididos em três categorias:

- fios PDO de monofilamentos: fios simples cujo objectivo é serem um estimulo para bioestimulação do organismo ou seja “provocarem” o organismo a produzir colagenio e elastina

- fios PDO cog: fios que apresentam na sua superfície pequenos “arpões” para se fixarem aos tecidos á medida que são introduzidos e cujo objectivo para além da bioestimulação é darem suporte ás estruturas anatómicas possuindo efeito lifting;

- fios PDO screw. Fios compostos por um ou dois fios entrelaçados e que são usados para restaurar volumes para além de bioestimular

Quem pode beneficiar da utilização de Fios?

Os fios PDO são adequados para todos os fototipos e, embora sejam mais solicitados por quem tem pele envelhecida, os fios PDO não são reservados para corrigir os sinais de envelhecimento avançado. Na realidade os fios PDO ajudam a diminuir a aparência de bolsas nos olhos, a contornar as linhas do rosto e a dar firmeza á pele.

Os fios PDO podem ser usados em várias zonas do rosto e também em localização corporal.

A nível de rosto apresentam resultados muito satisfatórios na melhoria da flacidez do pescoço, melhoria da papada, na definição da linha da mandíbula, na zona vulgarmente designada como código de barras, no sulco nasogeniano, bigode chinês, linhas de marionete, elevação de sobrancelha (Foxie Eyes) etc.


Procedimento e Conselhos práticos!

O procedimento é realizado com anestesia local não deixando habitualmente qualquer marca. Dura cerca de 20 a 40 minutos, dependendo do número de áreas a serem tratadas, podendo retomar a maioria das atividades normais.

As complicações possíveis após um procedimento com fios são habitualmente ligeiras,  transitórias e tratáveis , como dor local, ligeira inflamação, edema, rubor ou hematoma

O tempo de recuperação é mínimo pelo que habitualmente pode retomar as suas atividades de vida diária de forma imediata.

Pode sentir algum edema, sensação de repuxamento ou eventual hematoma nas primeiras 24 a 48 h mas essa sensação irá passar de forma natural podendo, em casos de maior incomodidade, tomar paracetamol.

Na semana que se segue ao procedimento deverá evitar manipulação brusca dos tecidos do rosto, realização de exercício físico violento ou a permanência em saunas.


Qual a duração do efeito lifting?

A durabilidade dos fios depende de factores endógenos, da própria paciente (idade, metabolismo, realização de exercício físico) assim da composição dos próprios fios.

Os fios de PDO propriamente ditos podem durar até cerca de 12 meses embora os estudos evidenciem que os seus efeitos na pele possam durar mais do que 2 anos.


Associações e Sinergias com outras técnicas de Medina Estética

Desta forma os fios PDO são uma forma minimamente invasiva para combater a flacidez, reduzir as rugas e estimular o organismo a produzir mais colagénio.

São um tratamento que pode ser combinado com outros procedimentos dentro da área da Medicina Estética como preenchimentos de ácido hialurónico, bioestimuladores injectáveis, toxina botulinica etc.


Agende uma consulta de avaliação grátis e coloque todas as suas dúvidas à nossa médica responsável pela área de Medicina Estética Avançada com mais de 10 anos de experiência clínica.


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post
bottom of page