Por definição, os Primeiros Socorros são considerados as primeiras medidas que são implementadas no local de um acidente, isto é, são medidas simples mas eficazes que se utilizam até à chegada dos meios especializados de socorro, pelo que apresentamos de seguida como atuar em algumas situações mais comuns.
ESTADO DE CHOQUE:
Se a vitima apresentar pulso rápido, respiração acelerada e superficial, suores frios, frio e palidez.
O que fazer:
- Desapertar a roupa;
- Acalmar a vítima, conversando com ela;
- Levantar as pernas a cerca de 30 cm do chão;
- Agasalhar a vítima, por exemplo tapando-a com uma manta.
Não fazer: - Dar de beber à vítima.
FRACTURA:
Se a vítima apresenta dor localizada, mobilidade anormal, incapacidade de fazer alguns movimentos, hemorragia (no caso de fractura exposta).
O que fazer:
- O menor número possível de movimentos à vítima;
- Instala-la confortavelmente;
- Cortar a roupa, se necessário e imobilizar a articulação;
- Se a fractura for exposta, colocar uma compressa.
Não fazer: - Pegar na vítima.
QUEIMADURA:
Se a vítima apresenta pele vermelha, quente e seca (queimadura do 1º Grau) e ainda bolhas com líquido claro (queimaduras do 2º Grau); destruição profunda dos tecidos (queimadura do 3º Grau).
O que fazer:
- No caso de Queimaduras do 1º e 2º Grau, imergir a zona afectada em água fria, até que a vítima não sinta dor e aplicar uma pomada hidratante, tendo o cuidado de não rebentar as bolhas.
- Nos casos de Queimaduras do 3º Grau, aplicar uma compressa a cobrir a zona afectada e transportar imediatamente a vítima ao Hospital.
Não fazer: - Rebentar as bolhas.
HEMORRAGIA:
Se a vítima apresenta uma ferida de onde jorra sangue vivo.
O que fazer:
- Elevar a parte do corpo que sangra;
- Estancar a hemorragia colocando um pano limpo e comprimindo sobre a ferida.
- Se o pano ficar ensopado, colocar outro por cima.
- Proteger a zona com uma ligadura, sem apertar.
Não fazer:
- Garrote caso não seja socorrista, e só em caso extremo.
- Aplicar ligaduras apertadas.
É importante ter conhecimentos em Primeiros Socorros?
As medidas de primeiros socorros permitem a estabilização da vítima até à chegada dos meios de socorro, sendo por vezes fundamentais para salvar a vida da pessoa acidentada.
Assim sendo, torna-se importante investir numa Formação em Primeiros Socorros, seja a título individual ou inserido no contexto profissional, uma vez que, na nossa vida diária, não estamos isentos de sermos confrontados com situações nas quais a aplicação imediata de medidas de Primeiros Socorros seja fundamental para a redução do risco de complicações futuras decorrentes da falta de auxílio.
É ainda importante reforçar que, ainda que estas medidas sejam aplicadas, devem sempre ser acionados os meios de socorros especializados, sendo que apenas se mantém as mesmas até à sua chegada.